Condomínios Empresariais e Parques e Incubadoras Tecnológicas

A valorização do conhecimento é chave para a alta competitividade da indústria catarinense.  Em Santa Catarina, as empresas líderes investem em tecnologia para seus produtos e serviços e também em capacitação para seus profissionais que são preparados para estar à frente destas. Para tanto, o estado conta com uma rede articulada e bem preparada para geração e disseminação de conhecimento: conceituadas Instituições de ensino, institutos de pesquisa, incubadoras e parques tecnológicos.

As incubadoras de empresas se destacam como importantes fontes não só de conhecimento, mas de formação e desenvolvimento empresarial. O principal objetivo delas é o de oferecer suporte aos empreendedores para que estes desenvolvam ideias inovadoras e as transformem em empreendimentos de sucesso. Para isso, oferece infraestrutura e suporte gerencial, orientando os novos empreendedores quanto à gestão do negócio e sua competitividade, entre outras questões essenciais ao desenvolvimento de uma empresa.

Os parques tecnológicos, por sua vez, são um complexo produtivo industrial e de serviços de base científico-tecnológica. Planejados, têm caráter formal, concentrado e cooperativo, agregando empresas cuja produção está baseada em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Atuam como promotores da cultura da inovação, da competitividade e da capacitação empresarial.

Já os condomínios empresariais são empreendimentos imobiliários dotados de determinadas características como segurança, acessibilidade, diminuição de custos de operação, paisagismo, lazer e uma variada infraestrutura de serviços articulados aos negócios ali instalados. São garantidos às empresas integrantes requisitos técnicos propícios à circulação rápida de informações, como as centrais telefônicas e os servidores de Internet. Santa Catarina oferece uma infinidade de possibilidades de empreendimentos desta natureza por todo seu território - condomínios empresariais, condomínios industriais, condomínios de galpões, condomínios de escritórios, centros logísticos, parques industriais, business centers, business parks, etc.

Quanto à qualificação de profissionais para atuação na área tecnológica, em Santa Catarina, há oferta de pessoal formado com orientação específica e adequada às reais necessidades das empresas atuantes no estado. No ensino superior, as Universidades Federal, do Estado e instituições privadas possuem cursos de graduação e pós-graduação alinhados com os principais segmentos industriais catarinenses. É o caso dos cursos de Engenharia Mecânica, Elétrica e de produção da Universidade Federal, que seperfilam entre os melhores do País. As universidades regionais, com atuação no Sul, Vale do Itajaí, Norte, Planalto e Oeste, possuem cursos voltados às vocações econômicas regionais. Todas as principais universidades catarinenses estão diretamente envolvidas com o setor produtivo. São parcerias tanto para a formação de trabalhadores, quanto para a pesquisa, desenvolvimento ou melhoria de produtos, processos e serviços.

mapa ce pt inc

INCTECH www.unochapeco.edu.br/inctech Chapecó
Celta e Celta Pedra Branca www.celta.org.br Florianópolis e Palhoça
Midi Tecnológico www.miditecnologico.com.br Florianópolis