Economia

Nas últimas três décadas, a economia de Santa Catarina cresceu 340%, bem mais do que a média brasileira. Este elevado crescimento deve-se ao bem-sucedido modelo catarinense de desenvolvimento descentralizado, que propiciou uma diversidade de atividades econômicas, de acordo com o potencial de cada região. A atividade econômica do Estado é caracterizada pela divisão em polos: agroindustrial (Oeste), eletro-metalomecânico (Norte), madeireiro (Planalto e Serra), têxtil (Vale do Itajaí), mineral (Sul), tecnológico (Capital) e turístico (praticamente todo o Estado).

 As principais atividades econômicas são a agricultura, a pecuária, a pesca, o turismo, o extrativismo mineral e vegetal e a indústria. Porém, o setor terciário também representa uma boa parte da renda catarinense; a área de serviços emprega ainda mais gente que a indústria e o comércio é a que apresenta o maior número de estabelecimentos. 

 

Participação Setorial no PIB em 2010

 
Indústria
Agropecuária
Comércio e Serviços

 

Fonte: IBGE e FIESC

 

Mas Santa Catarina é conhecida sobretudo pela força de seu setor industrial. A indústria catarinense se fortalece continuamente, investindo em tecnologia, máquinas e equipamentos, pesquisa, qualificação e ampliação de recursos humanos. 

As diversas regiões de Santa Catarina possuem polos industriais com fortes agrupamentos de empresas, implicando em especializações setoriais. A sinergia resultante destes agrupamentos e consequente especialização determinam uma grande vantagem competitiva, o que torna estas indústrias atraentes ao investimento.

A indústria catarinense possui uma ativa conexão com o mundo devido sua forte vocação para a exportação. Sua economia sempre foi aberta devido ao pequeno mercado interno e também por suas ligações culturais com o exterior, dada pela forte colonização europeia no estado.

As exportações seguem em crescimento e já atendem cerca de 190 países, graças a um parque industrial moderno e flexível, capaz de se adaptar com agilidade às diferentes exigências.

  •  Maior produtor de pescados
  •  Maior produtor de suínos
  •  2º maior produtor de frangos
  •  2º maior produtor de descartáveis plásticos (copos, pratos, potes, etc).
  •  3º maior produtor de madeira
  •  3ª maior indústria naval em número de trabalhadores
  •  7º maior produtor de alimentos

 

 

Investimentos da Indústria de SC — 2009 a 2012 — R$ Bilhões

 

 

Fonte: FIESC/PEI-2012

 

Atividades Industriais com maior participação na indústria de Santa Catarina em 2011

(Com base no Valor da transformação Industrial)

 

 
Alimentos e Bebidas
Vestuário
Máquinas, Aparelhos e Materiais Elétricos

Têxtil
Máquinas e Equipamentos Mecânicos

Metalurgia Básica
Plástico
Papel e celulose
Outros
 

FIESC | Rodovia Admar Gonzaga, 2765 - Itacorubi - 88034-001 - Florianópolis/SC - Brazil - +55 48 3231 4662