Depoimentos

 


bmw arturoA BMW está investindo cerca de R$ 600 milhões no projeto de construção de sua primeira fábrica no Brasil, na cidade de Araquari (SC). A capacidade instalada será de 32.000 veículos/ano e esse investimento gerará cerca de 1.300 empregos diretos e aproximadamente 2.500 indiretos, contando fornecedores, parceiros de negócios e novos concessionários.

Vários fatores foram levados em consideração para tomarmos a decisão de instalar nossa fábrica em Santa Catarina, porém o principal foi o aspecto logístico. O Estado conta com cinco portos e é o único no país com esta condição, o que para nossa operação é um aspecto estratégico. Além disso, tínhamos o objetivo de investir em um município que pudesse se desenvolver juntamente com o crescimento do nosso negócio, e a cidade de Araquari possui todo o potencial para isso.

O BMW Group vem demonstrando ações de comprometimento com o mercado brasileiro e atingiu marcas históricas de vendas nos últimos anos. Com certeza, a unidade fabril em Araquari reafirma o compromisso do grupo com o Brasil.

Arturo Piñeiro, Presidente e CEO do BMW GroupBrasil - 14/11/2013

Há cerca de 10 anos, recebemos a incumbência do presidente mundial do grupo Takata para definição do melhor local para instalação da uma nova planta Takata em território brasileiro, para a produção e exportação de um componente de um de nossos principais produtos, que são os cintos de segurança automotivo. Avaliamos muitas possibilidades, mas pesou em favor de Santa Catarina sua localização e ótima condição logística, pois já contava com o porto de Itajaí e havia projetos para o porto de Navegantes. Avaliamos também a boa infraestrutura de energia e o projeto de instalação de gasoduto junto à BR-101. Muito importante mencionar também que a disponibilidade de mão-de-obra com experiência têxtil foi favor muito positivo para a nossa escolha.

Os números confirmam que nosso projeto em Piçarras foi muito bem sucedido, pois projetamos uma produção anual de 72 milhões de metros e geramos 200 empregos diretos. Estamos sempre avaliando possibilidades de expandirmos ainda mais nossos negócios em Santa Catarina.

Airton Evagelista, Presidente da Takata América do Sul - 18/11/2013
besalielbotelhoFoto: Marcos Peron

A Robert Bosch escolheu o estado de Santa Catarina para implantação do seu Centro de Serviços Compartilhados em 2009, após um amplo estudo de viabilidade, o qual apontou a cidade de Joinville como estratégica por sua vocação na área de serviços, pela boa infraestrutura e nível de segurança pública, além da disponibilidade de mão de obra qualificada e competitiva, em função da quantidade e qualidade de faculdades e escolas técnicas existentes na região.

Besaliel Botelho, Presidente da Robert Bosch América Latina.

 

 

FIESC | Rodovia Admar Gonzaga, 2765 - Itacorubi - 88034-001 - Florianópolis/SC - Brazil - +55 48 3231 4662