Institutos SENAI de Tecnologia e Inovação

FIESC - SENAI

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Avaliação de valor dos serviços de consultoria: caso do núcleo de gestão empresarial do SENAI/SC Florianópolis

Resumo: O presente artigo aborda o tema análise de valor dos atributos oferecidos nos serviços de consultoria prestados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI/SC-Florianópolis através do núcleo de Gestão Empresarial. A finalidade é conhecer quais atributos são percebidos e valorizados pelos clientes de consultoria, e fazer um comparativo do que a instituição percebe como valor ofertado. Esta análise baseia-se na necessidade de conhecer melhor o mercado e identificar oportunidades que possam gerar novos caminhos para a instituição, o que é chamado de inovação de valor. Através de uma pesquisa exploratória, foram levantados dados que interpretam o que as empresas atendidas pelo núcleo de Gestão Empresarial esperam dos serviços de consultoria e o que eles valorizam nos mesmos. Simultaneamente os profissionais da linha de frente desses serviços responderam a um questionário, com a finalidade de apresentar ao final, um comparativo do que a instituição percebe como valor e o que o cliente recebe. Durante a pesquisa nota-se que o ponto mais distante entre essas duas vertentes está na negociação com o cliente no momento de elaborar a proposta de trabalho e apresentar a metodologia a estes clientes. A grande aproximação se deu na percepção de valor nos serviços de consultoria. Durante a análise desta pesquisa percebe-se que algumas atividades são mais valorizadas que outras por apresentarem um maior grau de importância para os clientes

 

Palavras-chave: Valor. Clientes. Consultoria. Inovação. 

 

Autores:

:: Rosane Deoclésia Aléssio Dal Toé (UFSC)
:: Gilmara Aparecida Coura (SENAC)
:: Maicon Lacerda (SENAI)
:: Leonardo Costa (SENAI)