Institutos SENAI de Tecnologia e Inovação

FIESC - SENAI

  • Spanish
  • French
  • Japanese
  • Russian
  • Arabic
  • Italian
  • Chinese (Simplified)
  • Português
  • Deutsch
  • English

instituto senai de tecnologia em eletroeletrônica

JARAGUÁ DO SUL/sc

O Instituto SENAI de Tecnologia em Eletroeletrônica atende as demandas por consultoria em sistemas de geração de energia elétrica de fontes sustentáveis e eficiência energética, em pesquisa, desenvolvimento e inovação de sistemas de tração elétrica, sistemas de geração de energia elétrica, acionamento de máquinas e equipamentos industriais, proporcionando maior eficiência, economia, segurança e competitividade para a indústria.

Clique aqui e faça o download do folder do Instituto

Endereço:
Rua Isidoro Pedri, 263 - Rio Molha
Jaraguá do Sul - SC/Brasil, CEP 89259-590 
Telefone: (47) 3372-9500 | Email: isteletroeletronica@sc.senai.br

eletroeletronica

geração, transmissão e distribuição de energia elétrica

Atender as demandas por consultorias e inovação em sistemas de geração de energia elétrica advindas de fontes sustentáveis como solar, eólica, entre outras. Buscar o aumento da competitividade das empresas atendidas, por meio da melhoria da eficiência energética de suas plantas, com a aplicação de novas tecnologias em máquinas e equipamentos, para a diminuição do consumo elétrico.

tração elétrica

Apoiar o desenvolvimento e inovação de sistemas de tração elétrica para transporte de carga e/ou de pessoas, e seus periféricos, como equipamentos para gerenciamento de carga de baterias, conversores de energia elétrica e sistemas de controle e monitoramento veicular.

equipamentos eletroeletrônicos

Atender as demandas do mercado por pesquisas e desenvolvimentos inovadores em máquinas, equipamentos e sistemas elétricos e eletrônicos, mais econômicos, eficientes, seguros e automatizados de acordo com plano nacional de etiquetagem.

consultorias especializadas

  • Implantação e Adequação às Normas Regulamentadoras NR 10 e NR 12
  • Eficiência Energética
  • Desenvolvimento de sistemas eletrônicos para máquinas e equipamentos
  • Desenvolvimento de sistemas de geração de energia solar fotovoltaica e sistemas de Energias Renováveis
  • Tração elétrica para veículos leves e pesados

inovação

  • Desenvolvimento de equipamentos eletroeletrônicos para geração e distribuição de energias renováveis, tração elétrica e eficiência energética

FIAÇÃO SÃO BENTO
CONSULTORIA EM NR-10

fiacao-capa

Consultoria para a adequação da empresa conforme os requisitos da Norma Regulamentadora N°10, do Ministério do Trabalho e Emprego. As atividades de consultoria iniciaram através de auditoria do status de conformidade da empresa, abrangendo todos os itens da norma. Com base nesta auditoria, ações foram traçadas com o objetivo de determinar as responsabilidades dos funcionários conforme as normas e resoluções aplicáveis, a complementação e padronização dos exames médicos necessários para os profissionais atuantes em serviços em instalações elétricas, a desenvolvimento de procedimentos operacionais, a conferência e análise com recomendações da documentação técnica pertinente, entre elas as medições dos sistemas de aterramento e diagramas unifilares e a seleção de EPI’s e EPC’s para serviços em instalações elétricas. Adicionalmente, foram realizadas inspeções em cada um dos quadros elétricos da empresa com emissão de relatório contemplando as melhorias necessárias. Em sinergia com as diversas áreas pertinentes da empresa, o resultado da consultoria foi concretizado através da elaboração do Prontuário das Instalações Elétricas, documentação necessária para o atendimento a norma. Ao término da consultoria, foi realizada uma nova auditoria para o status de conformidade, nos mesmos parâmetros da auditoria inicial.

fiacao-case


bee-depoimentos

“A assessoria possibilitou a articulação das condições da empresa, com suas necessidades e seus recursos, que permitiu a empresa potencializar seu negócio, além de trocar experiências com profissionais especializados no ramo com acesso as melhores práticas. Pois através das análises e auditorias foi possível identificar áreas de investimento, novos procedimentos, capacitações e ajustes de parâmetros de trabalho, mantendo o foco no atendimento dos requisitos, porém com coerência.”
             Andreas BroderDiretor - Fiação São Bento S/A

bee-resultados-quantitativos

Auditoria Inicial - Status de Adequação

 

fiacao-auditoria-1

38 - Em conformidade
69 - Não conformidade

 

Auditoria Final - Status de Adequação

 

fiacao-auditoria-2

95 - Em conformidade
12 - Não conformidade

 

OBS: Não conformidades devido a prazos de entrega de equipamentos e obras em andamento no período em que foi realizada a auditoria, já em andamento e mapeados nos cronogramas de adequação.

bee-resultados-qualitativos

  • Conhecimento do estado de adequação a NR-10 e o risco potencial de multa possível de ser aplicado;
  • Desenvolvimento e padronização de procedimentos de trabalho;
  • Adequação da documentação relativa a contratação de profissionais atuantes nos serviços em instalações elétricas incluindo os exames médicos necessários;
  • Seleção dos EPI’s e EPC’s adequados aos serviços em instalações elétricas, conforme normas técnicas recomendadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego;
  • Complementação aos planos de emergência vigentes na empresa;
  • Inspeção e padronização dos quadros elétricos da empresa, com vistas a segurança nos serviços em instalações elétricas;
  • Reforço da aplicação da melhoria contínua já presente na empresa, focando-se na melhoria da segurança nos serviços em instalações elétricas.

 

WEG DRIVES & CONTROLS – AUTOMAÇÃO LTDA
CONVERSÃO DO SISTEMA DE TRAÇÃO DE VEÍCULO CONVENCIONAL EM ELÉTRICO

weg-capa

Inserido no contexto de PD&I, iniciou-se no IST em Eletroeletrônica no ano de 2012 a plataforma de tração elétrica por meio de um projeto em parceria com o grupo WEG. Nesta parceria o IST vem desenvolvendo soluções com foco em eletroeletrônica e acionamento de motores para área de tração elétrica rodoviária, ferroviária e naval buscando auxiliar a Indústria no desenvolvimento de novas tecnologias e soluções.

O IST de Jaraguá do Sul realizou o projeto e a conversão de um veículo convencional a combustão para elétrico. O objetivo técnico deste projeto é a realização de testes de desempenho e validação dos equipamentos eletroeletrônicos do sistema de tração desenvolvidos pela WEG e pelo Instituto.

A WEG desenvolveu o motor elétrico e o inversor de frequência e o IST em Eletroeletrônica realizou a integração e montagem do sistema, incluindo as baterias, o sistema de gerenciamento de baterias e o conversor DC/DC.

weg-case


bee-depoimentos

“O projeto de conversão de um veículo Corsa em elétrico, fortaleceu a sinergia entre a empresa e o Instituto SENAI de Tecnologia (IST). A WEG, com seus produtos dedicados a sistemas de tração elétrica, e o IST com o projeto de integração e layout dos componentes, culminaram em um veículo que utiliza tecnologia moderna de emissão de carbono.”
             Edson BasquirotoGerente Projetos Elétricos e Automação - WEG

bee-resultados-quantitativos

  • Este projeto contribuiu para o desenvolvimento do know-how da equipe do IST em Eletroeletrônica e da WEG na área de tração elétrica, pois permitiu envolver diretamente no projeto 4 especialistas de cada organização, que participaram do dimensionamento, fabricação, instalação, testes e startup do sistema;
  • A WEG produz motores elétricos aplicados a sistemas de tração elétrica para veículos leves e pesados. Os veículos leves são caracterizados principalmente por veículos utilitários industriais utilizados nos sistemas logísticos nas empresas. Os veículos pesados são caracterizados por veículos de transporte público, como ônibus Elétrico Puro (Baterias ou Supercapacitores), Trólebus e Ônibus Híbridos (Diesel, Etanol e Hidrogênio). São mais de 250 ônibus em operação em São Paulo;
  • Os projetos nesta área contribuem diretamente para o desenvolvimento de novas linhas de produtos aplicados à tração elétrica veicular.

bee-resultados-qualitativos

  • Avaliação de desempenho e viabilidade técnica da implementação de sistemas de tração elétrica em veículos leves;
  • Realização de testes em campo do sistema de tração elétrica;
  • Estudo e desenvolvimento do sistema de acoplamento do motor ao veículo;
  • Estudo e desenvolvimento de motor, inversor de frequência e conversor DC/DC.

 

BAMAK
CESTO PARA IÇAMENTO DE PESSOAS

cesto-capa

O Instituto SENAI de Tecnologia em Eletroeletrônica realizou a consultoria no processo de homologação do produto com o propósito de adequação em atendimento da Norma Regulamentadora NR12. Com o sucesso da parceria, hoje a BAMAK fornece o Cesto Suspenso para diversos mercados e segmentos, como plataformas de petróleo, usinas hidrelétricas, usinas de minérios, entre outras.

cesto-case


bee-depoimentos

“O Cesto Suspenso desenvolvido por nossa empresa, pode proporcionar ao mercado nacional o único produto homologado atendendo a Norma NR12, isto só foi possível com ajuda da equipe técnica do SENAI de Jaraguá do Sul, que efetuaram os trabalhos de certificação para atendimento a Norma. Com isto estamos atendendo os mais diversos segmentos que necessitam de efetuar trabalhos em altura com toda segurança exigida pela lei.”
             Leandro BauerDiretor Comercial

bee-resultados-quantitativos

  • Este projeto contribuiu para o desenvolvimento do know-how da equipe do Instituto SENAI de Tecnologia em Eletroeletrônica e da BAMAK EQUIPAMENTOS LTDA, pois permitiu envolver diretamente no projeto, especialistas que participaram do dimensionamento, fabricação, analise técnica e homologação;
  • A BAMAK produz anualmente diversas máquinas e equipamentos aplicados nos mais variados segmentos de mercado. No caso do Cesto Suspenso, em menos de 12 meses atingimos vendas acima do esperado, com clientes de renome nacional e internacional;
  • Os projetos nesta área contribuem diretamente para o desenvolvimento de novas linhas de produtos aplicados a várias atividades.

bee-resultados-qualitativos

  • A nossa avaliação de desempenho e viabilidade técnica da implementação do produto no que diz respeito ao Cesto Suspenso que foi desenvolvido em parceria com o SENAI, é de fato bem-sucedida;
  • No primeiro ano de venda do produto atingimos números aproximados de 100 peças fornecidas;
  • Fornecemos para os mais variados mercados e segmentos, entre eles:
    • Toda cadeia de empresas prestadoras de serviço para Petrobrás, aonde possuímos homologação para trabalhos com o Cesto Suspenso em plataformas de petróleo e navios sondas, como principais clientes: Queiroz e Galvão, Schahin Petróleo e Gás, Brasdril, Odebrecht, Tranocean, Ensco, NationalOleo e Gás, entre outras;
    • Usinas hidrelétricas como Itaipu Binacional, Duke Energy, Chesf, entre outras;
    • Usinas de minérios como Gerdau e Usiminas;
    • Demais clientes variados como a Construtora Norberto Odebrecht, Eletrobrás (Usina Nucelar Angra dos Reis), Polo Petroquímico Itaboraí.

 

SOL SPORTS
DIAGNÓSTICO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

sol-capa

Levantamento geral de oportunidades de melhoria da eficiência energética oriundos do insumo energia elétrica. Dentre os itens abordados neste diagnóstico, verificaram-se as contas de energia elétrica, curvas de carga, fator de potência e harmônicas, oscilações de tensão e corrente, perdas elétricas, termografia de motores, painéis e cabos, iluminação e determinação do rendimento de motores elétricos.

Este serviço de consultoria para diagnóstico de eficiência energética contemplou ações de coletas de dados em campo, por meio de observações e medições, bem como análise de documentação e faturas disponíveis.

A partir destes dados, gerou-se uma análise qualitativa e quantitativa de oportunidades de melhorias e redução de custos com o insumo energia elétrica. Após apresentação dos resultados obtidos, definiram-se com o cliente, quais seriam as ações a serem executadas e priorização das mesmas.

sol-case


bee-depoimentos

“A gestão da Eficiência Energética é essencial para a efetividade da empresa como um todo, pois a negligência pode significar desperdício e despesas constantes. A consultoria, além de identificar as deficiências, também já ajuda a definir as prioridades nas ações e investimentos de forma a tornar o ambiente fabril mais seguro, dentro das normas e reduzir os custos.”
             Ary Carlos Pradi Diretor Proprietário – Sol Paragliders

bee-resultados-quantitativos

No decurso do período de dezembro de 2013 a junho de 2014, verificou-se que a empresa analisada teve 11% dos seus custos de energia, correspondendo a R$ 4.052,93, que são relativos a multas por reativo excedente e por ultrapassagem de demanda de energia elétrica. Os mesmos distribuem-se igualmente, conforme gráfico abaixo. No decurso do período de dezembro de 2013 a junho de 2014, verificou-se que a empresa analisada teve 11% dos seus custos de energia, correspondendo a R$ 4.052,93, que são relativos a multas por reativo excedente e por ultrapassagem de demanda de energia elétrica. Os mesmos distribuem-se igualmente, conforme gráfico abaixo.

sol-grafico-1

Estes custos indevidos são facilmente eliminados, por meio de uma melhor contratação de demanda e aplicação de um sistema que controle conjuntamente a demanda e fator de potência da empresa.

bee-resultados-qualitativos

  • Efetivo conhecimento dos pontos de melhoria com relação à eficiência energética e priorização das ações de correção e investimentos necessários;
  • Análise e proposta de contratação de demanda de energia elétrica, para otimização dos valores monetários gastos com o insumo energia elétrica;
  • Identificação de circuitos e respectivas cargas elétricas, com subsequente desenvolvimento dos diagramas unifilares dos painéis de distribuição de energia elétrica, conforme exigência da Norma Regulamentadora NR10;
  • Projeto e montagem de painel elétrico para efetivo controle de demanda e correção do fator de potência;
  • Viabilidade de se substituir os reatores eletromagnéticos existentes, por eletrônicos com alto fator de potência, cuja redução de potência dos reatores, corresponde a um cálculo de retorno de investimento de cerca de 2,3 anos, além de diminuir a corrente reativa que circula na empresa;
  • Substituir ao longo do tempo, quando da necessidade de manutenção, os tipos de lâmpadas atuais, por outras de melhor eficiência e fator de potência.

 

laboratório de pesquisa e desenvolvimento de eletrônica de potência

Rol de equipamentos de última geração voltados para eficiência energética aplicada na área de energia elétrica