Objetivos


O Sistema FIESC, que adota uma posição prospectiva, categoriza o projeto Setores Portadores de Futuro como estruturante, marco inicial e balizador para ações futuras. O objetivo geral deste projeto será: analisar o futuro da indústria e identificar os setores industriais mais promissores, baseado nas vantagens competitivas do nosso estado em relação às tendências de futuro, possibilitando colocar Santa Catarina em uma posição competitiva em nível nacional e internacional.

Como objetivos específicos, destacam-se:

  • Traçar panorama socioeconômico por meio de indicadores referentes à indústria,
    à economia e à sociedade catarinense;
  • Levantar tendências sociais e tecnológicas que poderão marcar o
    desenvolvimento industrial do estado nos próximos anos;
  • Identificar setores e áreas indutores de desenvolvimento, de acordo com as especificidades regionais;
  • Identificar setores e áreas indutores de desenvolvimento em uma perspectiva transversal para todo o Estado.

Etapas e Resultados Esperados do Projeto


O Projeto Setores Portadores de Futuro para a Indústria Catarinense tem seu desenho pautado em seis grandes fases, conforme segue:


 EstudosDefiniçõesResultados
1 Socioeconômico Análise da composição econômica das regiões do estado. Detalhamento do perfil de cada região.
2 Industrial Detalhamento da participação de cada segmento na composição do PIB local, bem como a identificação de setores emergentes ou transversais. Identificação da composição industrial das regiões.
3 P&D&I Análise da composição dos focos de atuação dos Centros de P&D&I e Grupos de Pesquisa do Estado. Alinhamento dos focos de atuação com o perfil de cada região e os temas abordados pelos grupos de pesquisas.
4 Tendências Prospecção de tendências que marcarão o desenvolvimento industrial dos próximos anos. Análise das tendências de futuro, relacionando-as com o perfil de cada região.
5 Painéis em cada uma das regiões com Empresários, Sindicatos, Academia, Governo, Associações, entre outros. Painel de Especialistas localizados em cada uma das regiões do estado, que realizaram análises dos estudos socieconômico, industrial, P&D&I e de tendências e definiram os Setores Portadores de Futuro para sua Região. Lista de Setores priorizados, que serão confrontados com os resultados dos painéis das outras regiões do estado e que formarão a lista dos Setores Portadores de Futuro para o estado de Santa Catarina.

 

O Projeto Setores Portadores de Futuro para a Indústria Catarinense já foi realizado, sendo idetificados os seguintes setores:

› Agroalimentar

› Bens de Capital

› Celulose e Papel

› Cerâmica

› Construção Civil

› Economia do Mar

› Energia

› Indústrias Emergentes

› Meio Ambiente

› Metalmecânica e Metalurgia

› Móveis e Madeira

› Produtos Químicos e Plástico

› Saúde

› Tecnologia da Informação e Comunicação

› Têxtil e Confecção

› Turismo.

*Setores organizados por ordem alfabética.



Painéis





Sistema FIESC | Portal FIESCnet
Rodovia Admar Gonzaga, 2765 | Itacorubi | 88034-001 | Florianópolis/SC 48 3231-4795