Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense

Bens de Capital

O setor de Bens de Capital congrega os segmentos: Fabricação de máquinas e equipamentos, manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos, fabricação de máquinas e equipamentos de uso na extração mineral e na construção. A figura a seguir representa o setor:

 BensdeCapital.png


       

Com o objetivo de sinalizar caminhos para a construção do futuro do Setor de Bens de Capital em Santa Catarina representantes da academia, indústria, governo e terceiro setor foram convidados a participar de um Painel de Especialistas. Reunidos nos dias 14 e 15 de julho de 2015. Durante o Painel de Especialistas foram apresentados estudos preparatórios do setor: socioeconômico, tendências tecnológicas e de mercado, os quais você pode acessar aqui.

 

Estudo Socioeconômico

 

Utilizando o método de roadmapping, os especialistas elencaram visões de futuro para o setor vislumbrando o horizonte de 2022. Para cada visão também propuseram fatores críticos de sucesso e ações de curto, médio e longo prazo que auxiliassem na concretização da visão.

 

 Dinâmica do painel

Dinmica do Painel

 

Visão

Santa Catarina referência em produtos inovadores de Bens de Capital, de alto valor agregado, fabricados de forma integrada e sustentável.

 

Rota Estratégica Setorial

Após a realização de amplas pesquisas e debates com industriais e especialistas, chegamos na etapa de lançamento dos resultados da Rota Estratégica do setor de Bens de Capital. O caderno e o roadmap que você encontra a seguir apresentam fatores críticos de sucesso e as ações de curto, médio e longo prazo necessárias para o atingimento das visões.

 

Rota - Bens de Capital

Roadmap - Bens de Capital Lado A

Roadmap - Bens de Capital Lado B