Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense

Celulose & Papel

O setor de Celulose & Papel congrega os segmentos: Produção Florestal; Fabricação de celulose, papel e produtos de papel; Impressão e reprodução de gravações; e Edição e edição integrada à impressão. A figura a seguir representa o setor:

 

Imagem2.png       

Com o objetivo de sinalizar caminhos para a construção do futuro do Setor de Celulose & Papel em Santa Catarina representantes da academia, indústria, governo e terceiro setor foram convidados a participar de um Painel de Especialistas. Reunidos nos dias 16 e 17 de junho de 2015. Durante o Painel de Especialistas foram apresentados estudos preparatórios do setor: socioeconômico, tendências tecnológicas e de mercado, os quais você pode acessar aqui.

 

Estudo Socioeconômico

 

Utilizando o método de roadmapping, os especialistas elencaram visões de futuro para o setor vislumbrando o horizonte de 2022. Para cada visão também propuseram fatores críticos de sucesso e ações de curto, médio e longo prazo que auxiliassem na concretização da visão.

 

 Dinâmica do painel

Dinmica do Painel

 

Visão

Santa Catarina referência em produtos inovadores de Celulose e Papel, de alto valor agregado, fabricados de forma integrada e sustentável.

 

Rota Estratégica Setorial

Após a realização de amplas pesquisas e debates com industriais e especialistas, chegamos na etapa de lançamento dos resultados da Rota Estratégica do setor de Celulose & Papel. O caderno e o roadmap que você encontra a seguir apresentam fatores críticos de sucesso e as ações de curto, médio e longo prazo necessárias para o atingimento das visões.

 

Rota - Celulose & Papel

Roadmap - Celulose & Papel Lado A

Roadmap - Celulose & Papel Lado B