Cerâmica

 

O setor de Cerâmica congrega os segmentos: Materiais refratários; Cerâmica vermelha e revestimentos; Cerâmica branca e louças, descritos na figura a seguir:

Com o objetivo de sinalizar caminhos para a construção do futuro do Setor de Cerâmica em Santa Catarina representantes da academia, indústria, governo e terceiro setor participaram de um Painel de Especialistas, realizado nos dias 1 e 2 de abril de 2014 em Criciúma. Durante o Painel de Especialistas foram apresentados estudos preparatórios do setor: socioeconômico, tendências tecnológicas e de mercado, além do mapeamento dos investimentos. Esses estudos você pode acessar aqui.

 

Estudo Socioeconômico

 

 

Utilizando o método de roadmapping, os especialistas elencaram visões de futuro para o setor vislumbrando o horizonte de 2022. Para cada visão também propuseram fatores críticos de sucesso e ações de curto, médio e longo prazo que auxiliassem na concretização da visão.

 

Dinâmica do painel

 

Visões

 

1- Cerâmica vermelha, modelo de competitividade e sustentabilidade

Anseio do segmento em ser reconhecido como indústria profissionalizada, competitiva e socialmente responsável, fabricante de produtos de alta qualidade, com propriedades físicas otimizadas.

 

2- Cerâmica de mesa de excelência em design e funcionalidade

Desejo do segmento em se tonar líder em tecnologia, com seus produtos possuindo funcionalidades e design diferenciados. Com isso, o estado almeja ser reconhecido pelo desenvolvimento e fabricação de cerâmicas de mesa e adorno de alta qualidade e valor agregado.

 

3- Indústria de revestimentos cerâmicos referência em tecnologia, inovação, design e sustentabilidade

Desejo de Santa Catarina em ser reconhecido como polo de excelência internacional na produção de cerâmica de revestimentos de alta qualidade, funcionalidades ampliadas, design inovador e sustentabilidade.

 

4- Polo industrial com pesquisa, desenvolvimento e em inovação em cerâmica avançada

Anseio do segmento em se tornar referência em pesquisa, desenvolvimento tecnológico e produção de cerâmica avançada.

 

Rota Estratégica Setorial

Após a realização de amplas pesquisas e debates com industriais e especialistas, chegamos na etapa de lançamento dos resultados da Rota Estratégica do setor de Cerâmica. O caderno e o roadmap que você encontra a seguir apresentam fatores críticos de sucesso e as ações de curto, médio e longo prazo necessárias para o atingimento das visões.

 

Rota - Cerâmica

Roadmap - Cerâmica Lado A

Roadmap - Cerâmica Lado B

 

Masterplan

O Masterplan, além de identificar as prioridades dentre as ações necessárias ao desenvolvimento dos setores industriais, pretende fazer convergir agendas e promover maior interação entre os envolvidos, favorecendo assim a proposição de projetos que permitam a superação dos pontos críticos que condicionaram o desenvolvimento e a competitividade da Indústria Catarinense.

Os especialistas do setor de Cerâmica priorizaram os seguintes projetos:

 

Masterplan - Cerâmica

 

 

 

 

 

Sistema FIESC | Portal FIESCnet
Rodovia Admar Gonzaga, 2765 | Itacorubi | 88034-001 | Florianópolis/SC 48 3231-4795