Tecnologia da Informação e Comunicação

 

O setor de Tecnologias da Informação e Comunicação congrega os segmentos Telecom, Indústria (hardware) e Software e Serviços de TI. O segmento de Telecom abrange as áreas de telecomunicações por fio, sem fio ou por satélite, operadoras de televisão por assinatura e outras atividades relacionadas. A Indústria de TIC contempla a fabricação de equipamentos de informática e periféricos, produtos eletrônicos e ópticos, mídias e equipamentos de comunicação. O segmento de Software e Serviços de TI contempla as atividades dos serviços de tecnologia da informação, tratamento de dados, hospedagem na internet e outras atividades relacionadas. A figura a seguir representa o setor:

Com o objetivo de sinalizar caminhos para a construção do futuro do Setor de Tecnologia da Informação em Santa Catarina representantes da academia, indústria, governo e terceiro setor participaram de um Painel de Especialistas, realizado nos dias 19 e 20 de novembro de 2013 em Florianópolis. Durante o Painel de Especialistas foram apresentados estudos preparatórios do setor: socioeconômico, tendências tecnológicas e de mercado, além do mapeamento dos investimentos. Esses estudos você pode acessar aqui.

 

Estudo Socioeconômico

 

 

Utilizando o método de roadmapping, os especialistas elencaram visões de futuro para o setor vislumbrando o horizonte de 2022. Para cada visão também propuseram fatores críticos de sucesso e ações de curto, médio e longo prazo que auxiliassem na concretização da visão.

 

Dinâmica do painel

Dinmica do Painel

 

Visões

 

1- Telecom:

Ser referência em infraestrutura de Telecom e no desenvolvimento de soluções inovadoras em mobilidade e conectividade, acessíveis para toda a sociedade.

Desenvolver e disponibilizar uma infraestrutura de ponta que permita suportar alta conectividade e serviços de Telecom pervasivos, que esteja disponível para toda a sociedade. Nos próximos dez anos o setor deve se tornar referência no desenvolvimento de soluções alinhadas as melhores tendências tecnológicas e mercadológicas mundiais, como mobilidade e smartcities.

 

2- Indústria de TIC:

A “Marca SC” reconhecida internacionalmente em soluções inteligentes e confiáveis em TIC, desenvolvidas por meio de esforços colaborativos, para segmentos específicos de mercado.

Criar e fortalecer a marca do estado de Santa Catarina como referência no desenvolvimento de produtos inteligentes, de soluções embarcadas, e equipamentos eletrônicos de alta conectividade, com padrões elevados de confiabilidade e produtividade, resultando em agregação de valor para toda a indústria. Outro aspecto que deve ser diferencial em Santa Catarina deve ser o fortalecimento de esforços colaborativos para integrar toda a cadeia de valor, utilizando métodos de open innovation e crowdsourcing.

 

3- Softwares e Serviços de TI:

Ser um estado reconhecido por possuir empresas globais e competitivas de software e serviços para a inovação de diferentes setores.

Desenvolver em Santa Catarina um polo de referência global no desenvolvimento e compartilhamento de plataformas e soluções inteligentes, colaborativas e escaláveis. Prover conteúdo e soluções inovadoras, eficientes e com qualidade que resultem em empresas globais e competitivas que estejam integradas e induzam tendências tecnológicas mundiais, assim como apoiem a inovação de outros setores.

 

Rota Estratégica Setorial

 

Após a realização de amplas pesquisas e debates com industriais e especialistas, chegamos na etapa de lançamento dos resultados da Rota Estratégica do setor de TIC. O caderno e o roadmap que você encontra a seguir apresentam fatores críticos de sucesso e as ações de curto, médio e longo prazo necessárias para o atingimento das visões.

 

Rota - TIC

Roadmap - TIC Lado A

Roadmap - TIC Lado B

 

Masterplan

O Masterplan, além de identificar as prioridades dentre as ações necessárias ao desenvolvimento dos setores industriais, pretende fazer convergir agendas e promover maior interação entre os envolvidos, favorecendo assim a proposição de projetos que permitam a superação dos pontos críticos que condicionaram o desenvolvimento e a competitividade da Indústria Catarinense.

Os especialistas do setor de Tecnologia da Informação priorizaram os seguintes projetos:

 

Masterplan - TIC

 

Sistema FIESC | Portal FIESCnet
Rodovia Admar Gonzaga, 2765 | Itacorubi | 88034-001 | Florianópolis/SC 48 3231-4795